Como o cigarro pode afetar a sua voz

audio_01

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. São aproximadamente 2 bilhões de fumantes e isso equivale a um terço da população adulta existente no planeta.

Ao fumar, você permite que mais de 4500 substâncias químicas tóxicas entrem pela boca e afetem todo o corpo. Entre as áreas abaladas por esse hábito está a voz que pode ficar mais grossa ou até sumir.

O fumo é altamente nocivo para a voz, pois a fumaça quente agride o sistema respiratório e as pregas vocais, alterando o seu funcionamento e podendo causar ressecamento, irritação, pigarro, edema (inchaço), tosse, além de aumentar a produção de secreções e causar infecções diversas.

Se a pessoa começar a apresentar uma voz mais grossa e não fizer nada a respeito e ainda por cima insistir em continuar com o hábito de fumar, ela pode acabar perdendo a fala. “A perda da voz pode acontecer pela tensão excessiva que o fumante faz em busca da voz ideal. O sistema sofre sobrecarga para produzir uma voz equilibrada e aí o trato vocal perde a competência de funcionar de forma harmônica tendendo a fazer mais esforço com mais gasto de energia, ocasionando cansaço e fadiga”, diz a especialista.

Para tratar o problema é preciso, antes de mais nada, parar de fumar, pois assim muitos sintomas já começam a diminuir ou são eliminados. Vale ressaltar que esse processo tem relação importante com o tempo de tabagismo e a saúde de cada pessoa.

Em caso de dúvidas e esclarecimentos:

Agende seu horário
– Fones: (51) 3671.0539 – 980183096
– Fonoaudióloga Carine Pires Azambuja – CRFa 6839
Credenciada – Consórcio Intermunicipal Centro Sul
Associação dos Amigos Autistas e Deficientes Auditivos de Camaquã (AAADAC