Crianças têm atraso na fala e maior dependência dos pais durante a pandemia

audio_02

Há praticamente em seis meses em isolamento, famílias têm identificado mudanças no comportamento e no desenvolvimento infantil.

Para especialistas, a crise sanitária provocou uma ruptura brusca em um fator importante no desenvolvimento da primeira infância, a rotina. Mesmo crianças que não frequentavam a escola sofrem com as mudanças impostas, como a falta de contato com outras pessoas e a vivência fora de casa.

Paula Albano, psicanalista e psicóloga escolar, explicou que a memória e o desenvolvimento das crianças, especialmente até os cinco anos, estão ligados à experimentação, por isso, as alterações se manifestam mais rapidamente do que em outras faixas etárias. Privadas de novas experiências, as crianças recorrem a comportamentos anteriores, que já dominavam.

— Estamos vivendo algo inédito e nem mesmo os adultos têm repertório para lidar com todas essas privações, medos e inseguranças. É uma situação comparável a guerras, desastres naturais. Para a criança, é ainda mais difícil, por isso, ela busca situações em que se sente mais segura, quer mais atenção dos pais, mais colo, chora mais — explicou.

Professora do Departamento de Neurociências da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Maria Beatriz Linhares afirmou que é preciso mais tolerância com comportamentos regredidos, porque são a forma como as crianças lidam com a ansiedade e o estresse.

— Mudanças no sono, no apetite, perda de controle fisiológico são as respostas que elas conseguem dar para essa situação — apontou.

Ela explicou que, apesar de serem respostas normais da criança, é preciso atenção para mudanças muito abruptas ou que duram muito tempo:

— O desenvolvimento infantil não é linear, ela pode regredir um pouco sem que traga um impacto futuro. Mas é preciso estar atento ao sofrimento da criança. Por exemplo, se ela não consegue dormir ou comer. Nesses casos, é importante procurar ajudar.

Confira a reportagem da GaúchaZH na íntegra neste link: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2020/07/criancas-tem-atraso-na-fala-e-maior-dependencia-dos-pais-durante-a-pandemia-ckd3dbjqm001z01esm972igch.html

Caso você tenha alguma dúvida sobre o desenvolvimento e o comportamento do seu filho, estamos à disposição para orientá-los:

Áudio Clínica – Camaquã/RS
Endereço: Av. Sete de Setembro, 486.
Fones: (51) 3671.0539 – 98018.3096